GRUPO CHOCALHO

GRUPO CHOCALHO
AÇÃO POÉTICA HOJE !

terça-feira, 3 de julho de 2012

III CONGRESSO NA MÍDIA





" Por entre chocalhos e badalos "

 NATALÍCIO BARROSO
Da Redação


" Fundador do Grupo Chocalho em 1984, desde
então Auriberto Cavalcante, poeta, jornalista, fotógrafo e músico, vem desempenhando uma atividade artística e cultural no Ceará que evolui a cada ano. Fazendo promoções tais como a Musa dos Poetas e publicando revistas como a Badalo, Auriberto tem sido um escritor (conforme diria Ezra Pound quando afirma que “os poetas são as antenas da raça”) altamente antenado com o seu tempo.
A última promoção do grupo, além dos recitais em praças e colégios e distribuição de livros (só este ano, segundo Auriberto, foram distribuídos quase quatro mil exemplares) é o Congresso de Escritores que, diferente dos outros, também inclui os leitores por isso mesmo se chama Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará.
Previsto para começar no dia 23 de julho e se estender até o dia 25 das 17h às 19h40 no primeiro dia e das 8h às 18h a partir do segundo, o Congresso terá, como tema, o seguinte: O Escritor Como Protagonista da Construção da Consciência Política da Sociedade Brasileira.


Outros Congressos 

O primeiro Congresso promovido pelo Grupo Chocalho, afirma Auriberto, em 2008, discutiu a possibilidade de se criar uma cooperativa de escritores no Ceará. Como a cooperativa já existe desde a década de noventa, a intenção do grupo, no terceiro Congresso, é voltar a conversar sobre o assunto com alguns de seus integrantes. Dentre eles o escritor Freitas Lima.
A intenção da cooperativa, informa Auriberto, é a de facilitar a publicação de livros, no Ceará, e a sua distribuição. Diz ele que, quando os livros são publicados, as editoras e as distribuidoras ficam com, aproximadamente, cinquenta por cento dos recursos. Com a cooperativa isso poderá, pelo menos, ser reduzido.
No segundo congresso, que foi realizado em 2010, o tema foi outro: Políticas Públicas Para a Cultura ou, como prefere o presidente do grupo, um “grito de alerta”. Foi neste segundo Congresso, aliás, que o Chocalho resolveu integrar os leitores no evento. A participação do leitor, diz Auriberto, é fundamental. As conclusões tiradas no final das discussões foi a criação de uma cesta básica cultural. As empresas, explica o presidente, iriam oferecer alimento espiritual para seus funcionários assim como se tem o alimento material nos supermercados. Também foi decidido ocupar os quiosques dos bairros com atividades culturais.
O documento tirado no primeiro congresso foi dado ao então deputado estadual Artur Bruno e a atual Secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita. O documento do segundo foi entregue ao governador Cid Gomes que, neste período, era candidato à reeleição. O terceiro documento, mais uma vez, informa Auriberto, será entregue ao Governador e algumas instituições culturais indicadas pela plenária por intermédio de uma comissão que será formada por ela.


Temática 

A temática abordada pelo terceiro Congresso, O Escritor Como Protagonista da Construção da Consciência Política da Sociedade Brasileira, segundo ainda Auriberto, tem o objetivo de chamar a atenção dos escritores para os novos tempos.
Todas as reivindicações sociais, hoje em dia, afirma ele, se transformam em marcha de protesto. No passado, quem puxava estas marchas eram os artistas e, dentre eles, os escritores. A postura dos escritores, no entanto, mudou muito ultimamente, por isso o Congresso tem este tema longo, mas necessário.


Homenagens 


As homenagens também são importantes. Com a morte do poeta Barros Pinho, recentemente, o Grupo Chocalho vai fazer uma homenagem a ele assim como fará uma outra, igualmente póstuma, ao poeta Jáder de Carvalho.
As homenagens, explica Auriberto, são feitas a todos aqueles que contribuem ou contribuíram com as artes e cultura do Ceará ou, senão, com o Grupo Chocalho que, por causa disso, deste apoio, está completando 28 anos agora em 2012.


Inscrições

As inscrições, para o III Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará estão abertas e podem ser feitas pelo site http://congressochocalho.blogspot.com.br/Informação importante: as vagas são limitadas.



Serviço
 
• III Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará. 

Data: 23, 24 e 25 de julho de 2012. 
Local: Auditório do Liceu do Ceará. Informações: (85) 91423195. E-mail: grupochocalho@yahoo.com
 
Vagas Limitadas."


FONTE: JORNAL O ESTADO DO CEARÁ
http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=21&noticiaID=70831

Nenhum comentário:

Postar um comentário